Calcular IMC – calculadora online

É bastante comum vermos pessoas reclamando que estão acima do peso, que precisam fazer dietas para emagrecer, e que fazem de tudo para chegar ao tão sonhado “peso ideal”. Mas será que é possível saber qual é o peso ideal para cada pessoa? Sim, basta saber qual o seu índice de massa corporal, ou IMC.

O IMC (índice de massa corporal) é obtido através de uma fórmula matemática onde se divide a massa (peso) pelo quadrado da altura. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é possível determinar se uma pessoa está abaixo do peso ou se está obesa, a partir da observação do seu IMC.

No entanto,deve-se tomar cuidado com os resultados do cálculo do IMC, pois ele não é determinante, é apenas um indicador, já que outros fatores interferem no diagnóstico de falta ou excesso de peso. Um exemplo pode o dos fisiculturistas. Caso eles façam este teste, o resultado determinará que eles são obesos, pois seu IMC é muito alto. Mas na verdade, o excesso de peso deles é devido a musculatura avantajada, não a excesso de gordura. O cálculo do IMC não se aplica às crianças.

Para saber se uma pessoa está gorda ou magra demais, é recomendável procurar um médio, o qual fará uma análise mais completa, inclusive verificando o percentual de gordura, dentre outros testes e exames.

Tabela do IMC

Abaixo de 17 Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99 Peso normal
Entre 25 e 29,99 Acima do peso
Entre 30 e 34,99 Obesidade I
Entre 35 e 39,99 Obesidade II (severa)
Acima de 40 Obesidade III (mórbida)