Como limpar histórico do Chrome automaticamente

Os navegadores costumam gravar diversas informações sobre as atividades dos usuários durante sua navegação na internet. Isso é feito para posteriormente agilizar a abertura das páginas, e tornar a navegação mais rápida. No entanto, a gravação do histórico de utilização pode colocar em risco a privacidade do usuário, pois este histórico poderá ser acessado por outras pessoas.

Quem utiliza o Firefox já deve ter percebido que é possível configurar o navegador para limpar tudo: histórico, cookies, lista de downloads e outras informações, automaticamente ao fechar o aplicativo. Já no Google Chrome, esta funcionalidade não está disponível.

Claro que, em ambos navegadores, é possível utilizar a navegação anônima, CTRL+Shift+P no Firefox, e CTRL+Shift+N no Chrome. No caso do Chrome, mesmo usando a janela anônima, a lista de download é gravada, o que não deveria acontecer.

Para contornar essa situação, uma solução seria utilizar a extensão Click&Clean for Chrome. Com ela é possível configurar a limpeza automática não apenas de informações de navegação no Chrome, mas também de atividades no Windows. Para isso, faça sua configuração clicando em “clear private data when browser closes”, escolhendo o que deve ser apagado ou não.

Essa extensão possui inúmeras funções, navegue por entre seus menus e opções e veja o que mais pode ser útil para você.

Link para download: Click&Clean for Chrome