Como saber se meu computador é compatível com o Windows 7?

 

Depois da notícia do lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, muitos usuários devem estar se perguntando se a configuração atual dos seus computadores suporta a instalação do novo Windows.

O Windows Vista, que é o atual sistema da Microsoft, não foi bem aceito pelos seus clientes. Muitos reclamam, principalmente, da lentidão e do alto consumo de recursos do sistema, fazendo com que um computador com configuração razoável não consiga rodar de forma satisfatória o Vista.

A novidade no Windows 7 está no melhor gerenciamento dos recursos disponíveis na configuração atual do PC, ou seja, o novo sistema não exigirá uma configuração tão avançada quanto era necessária para o Windows Vista. Com isso, se seu PC rodava o Vista com certa lentidão, com o Windows 7 seu desempenho será melhor. Mesmo a configuração mínima recomendada sendo a mesma.

No entanto, muitos usuários decidiram continuar com o Windows XP, mesmo depois de muitas tentativas da Microsoft para fazer com que o Vista fizesse sucesso. Com o lançamento do Windows 7, a Microsoft pretende fazer com que seus clientes abandonem o XP e passem a utilizar o 7.

Se você já utiliza o Windows Vista, com certeza poderá instalar o Windows 7 na sua máquina. Mas se ainda utiliza o Windows XP, deverá fazer uma verificação para se certificar se sua configuração atual suporta o novo sistema.

A Microsoft disponibilizou um pequeno aplicativo para fazer essa verificação, o Windows 7 Upgrade Advisor, que está em fase beta. Esse pequeno programinha irá fazer uma análise completa das configurações do seu computador, e em seguida exibirá um relatório com os detalhes dessa verificação.

windows-7-advisor1

A análise será dividida em três categorias:

- Requisitos do sistema: serão listadas as suas configurações de hardware. Você será avisado se será necessário fazer um upgrade na sua máquina como aumentar memória RAM, trocar placa de vídeo, dentre outras configurações.

– Dispositivos: aqui você saberá se os drives de dispositivos instalados são compatíveis ou não, ou se será necessário fazer uma atualização.

– Programas: listará os programas que não são compatíveis, que precisam de atualização, ou que precisam ser reinstalados após a instalação do Windows 7.

O programa é disponibilizado também em português, e sua utilização é bastante intuitiva.

Link para download: Windows 7 Upgrade Advisor (.msi 8.3 MB)