Consultar FGTS e verificar extrato do saldo para sacar o dinheiro

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício oferecido ao trabalhador contratado por meio de carteira assinada. Durante todos os meses nos quais o trabalhador prestar serviço a uma determinada empresa ou tomador de serviços, este deverá depositar mensalmente, a quantia referente a 8% do valor declarado na carteira de trabalho. O depósito é feito em contas nominais ao funcionário e vinculada ao contrato de trabalho.

O FGTS não é descontado do salário, é uma obrigação do empregador, exceto em caso de trabalhador doméstico.

Quem tem direito ao benefício?

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema, a critério do empregador.

O FGTS não pode ser sacado a qualquer momento. O saque é autorizado, dentre outras condições, quando em casos de demissão sem justa causa. Segundo a Caixa, estas são as condições que autorizam o saque do dinheiro da conta FGTS:

- Na demissão sem justa causa;
- No término do contrato por prazo determinado;
- Na rescisão do contrato por extinção total ou parcial da empresa;
- Na decretação de anulação do contrato de trabalho nas hipóteses previstas no art. 37 §2º , da Constituição Federal, ocorrida após 28/07/2001, quando, mantido o direito ao salário;
- Na rescisão do contrato por falecimento do empregador individual;
- Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Na aposentadoria;
- No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
- Na suspensão do Trabalho Avulso;
- No falecimento do trabalhador;
- Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
- Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
- Quando o trabalhador ou seu dependente for acometido de neoplasia maligna – cà¢ncer;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
- Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos seguidos, cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90;
- Quando o trabalhador permanecer por 03 anos seguidos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
- Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Como consultar o saldo do FGTS?

Para consultar seu saldo do FGTS, não é preciso, necessariamente, comparecer a uma agência da Caixa ou lotérica. A consulta pode ser feita através da internet ou pelo telefone.

Para consultar o saldo pelo telefone, ligue para 0800-726-0101

Para consultar pela internet, visite a página do FGTS, no site da Caixa Econômica.

Como o site tem muitos links, talvez demore um pouco até que você encontre as páginas onde a consulta ao extrato é feita. Caso queira, os links abaixo levam direto para a página onde é possível verificar o saldo do FGTS e também do PIS.

Página de serviços ao cidadão: nesta página você deverá criar a sua senha de internet. Através dela é possível verificar o saldo do PIS e do FGTS.

Extrato do FGTS: está é a página específica para verificar o extrato do FGTS.

Lembre-se de ter em mãos a senha do Cartão Cidadão.

1

Answers


  1. gercina maria de oliveira
    0 Votes

    eu tenho depositou de dois fgts valor de 45,27 e outro de 270,10 de duas empresas que trabalhei uma em 2005 e a outra em 2000 eu gostaria de saber se posso fazer a retirada desse mesmo

Please signup or login to answer this question.

Signup for an account and start participating in our site today!




Social Signup

You can also login with your Facebook or Twitter account

Log in with Facebook