Desenhar e criar animações com desenhos animados e cartoons no computador

Criar desenhos animados não é uma tarefa fácil, além de saber desenhar, é necessário ter muita paciência e dedicação, e é importante também contar com o apoio de um bom programa para editar as imagens e criar as animações. Se você sabe desenhar e só está precisando de um programa para criar as animações, vai adorar conhecer o Pencil, um poderoso software para a criação de desenhos e cartoons em 2D.

O Pencil é um excelente programa para a criação de animações em 2D, possuindo inúmeros recursos e ferramentas que irão auxiliar o usuário em todas as etapas do processo de criação dos desenhos. Além dos desenhos e animações, há possibilidade inserir sons e músicas nos projetos, ótimo para dar vida e qualidade à s suas animações.

Todas as configurações de imagem estão disponíveis na janela do programa, como controle de intensidade de cores, transparência, ferramenta de corte, borracha, balde de tinta etc. A paleta de cores fica visível todo o tempo do lado direito da janela. No final da janela está o controle do tempo, local onde deve ser configurado cada frame da animação, para inserir um novo frame clique sobre o “+” (em forma de círculo).

Como foi dito no início do post, criar um cartoon ou desenho animado não é uma tarefa simples. O programa criará a animação é fará alguns retoques em suas linhas, mas todo o trabalho de criação ficará por conta de sua técnica e criatividade. Se você não tem familiaridade com a tarefa de desenhar no computador, com o mouse, você poderá desenhar à  mão, escanear e em seguida abrir com o Pencil. Vale lembrar que o programa só trabalha com imagens em formato BMP.

Se você deseja aprender a criar animações profissionais, recomendo os cursos de animação e design do iPED.

Link para download:www.pencil-animation.org