Excluir de forma definitiva os arquivos deletados da lixeira

hdAinda existem pessoas que acreditam que quando excluem os arquivos da lixeira, estes são realmente eliminados do disco rígido. Para quem ainda acredita nisso, mando um aviso: recuperar um arquivo apagado da lixeira é tão fácil quanto abrir uma pasta do próprio sistema operacional. Para tal tarefa não é preciso ser um profissional da área de suporte a hardware ou um engenheiro da computação. Existem excelentes programas grátis que fazem o trabalho de recuperar arquivos excluídos. Caso não conheça nenhum, leia o post: Como recuperar arquivos excluídos?

Mas o assunto a ser tratado neste post não se refere às técnicas de recuperação de arquivos, mas sim a maneiras de tornar impossível essa recuperação.

Antes de irmos direto ao ponto principal, é bom fazer um breve esclarecimento sobre a maneira com a qual o Windows lida com os arquivos que são excluídos do HD.

Para garantir mais eficiência e rapidez na execução das tarefas definidas pelos usuários, o Windows não apaga definitivamente os arquivos no disco. É como se ele camuflasse o arquivos, ele está lá, mas o sistema diz que não. Para eliminar definitivamente o arquivo, o sistema precisaria de mais tempo para limpar todos os clusters, o que demandaria muito tempo e recursos de processamento.

Com o passar do tempo, após a exclusão de vários arquivos, seu HD conterá uma grande quantidade de arquivos possíveis de serem recuperados, inclusive aqueles que são confidenciais, expondo o usuário a um possível roubo de dados sigilosos.

Uma boa opção para dificultar ou até mesmo impossibilitar a recuperação de arquivos excluídos, é utilizar o programa Disk Redactor.

disk-redactor

O Disk Redactor subscreve todos os clusters disponíveis no HD, os que estão vazios e os que contêm arquivos apagados pelo sistema. Assim, a recuperação dos arquivos se torna muito difícil ou até mesmo impossível.

O programa não exclui os arquivos armazenados, apenas que foram eliminados da lixeira. A depender da capacidade do HD, o Disk Redactor pode demorar um pouco para concluir a tarefa, já que ele tem que criar arquivos para preencher todo o espaço disponível. Em seguida os arquivos criados pelo programa serão excluidos automaticamente.

Link para download: Disk Redactor