Extintores de incêndio tipo A, B e C, qual direferença entre eles?

Recentemente estava examinando a data de validade do extintor do meu extintor02carro, e lendo as etiquetas me deparei coma a seguinte informação: Extintor tipo AB. A partir daí surgiu a dúvida, afinal de contas, o que determina essa diferença entre os extintores. Por que há essa divisão em tipo A, B e C?
A resposta é bem simples e lógica. Cada tipo de incêndio possui um material combustível diferente. Esses materiais combustíveis são subdivididos em três categorias, ou tipos, que são os A, B e o C. Essa subdivisão é chamada de classe do fogo.

Os agentes expelidos no jato dos extintores são específicos para cada tipo de incêndio, ou seja, para cada material combustível há um tipo específico de agente inibidor,  que pode ser do tipo A, B ou C. Isso deve ser seguido a risca, pois utilizar um tipo inadequado de extintor pode causar não só a ineficácia de sua aplicação, como também, fazer com que o incêndio se expanda.

Mas quais são os materiais pertencentes a cada tipo? Veja abaixo:

Extintor tipo A: É utilizado no caso de incêndios causados por materiais como madeira, papel, tecidos e seus derivados.

Extintor tipo B: Indicado em incêndios causados por líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool, tinta, óleo diesel, dentre outros.

Extintor tipo C: Seu uso deve ser feito em caso de incêndio envolvendo redes elétricas e fiações, como em motores elétricos, geradores, equipamentos elétricos e eletrônicos, etc.

extintor01Os extintores podem utilizam três agentes (produtos) diferentes para inibir as chamas. São eles: pó químico, água e gás carbônico. Cada um deles é indicada para um determinado tipo de incêndio. Veja abaixo:

Extintor a base de água: Nunda deve ser usado em incêndios de classe C, ou seja em equipamentos elétricos.

Extintor a base de pó químico: Não é eficaz em incêndios de classe A, nesse caso o extintor a base de água é mais indicado.

Extintor a base de gás carbônico: É recomendado em incêndios de classe B, pois ele não irá contaminar o material combustível.

Agora, quando você for comprar um extintor de incêndio, já terá uma melhor noção sobre qual escolher.

0

Answers


Please signup or login to answer this question.

Signup for an account and start participating in our site today!




Social Signup

You can also login with your Facebook or Twitter account

Log in with Facebook