Fazer história em quadrinhos no computador, com balões e quadros prontos

Para os apaixonados por histórias em quadrinhos uma grande satisfação seria criar suas próprias histórias, com personagens, lugares e situações totalmente adequados ao seu gosto. Além das pessoas que gostam de ler gibis, a criação de histórias em quadrinhos pode ser útil também para os profissionais da área de educação, principalmente os que ensinam para crianças pequenas, onde a utilização de histórias em quadrinhos pode ser uma interessante maneira de transmitir informações para os pequenos.

Em outro post falei sobre um serviço online que disponibiliza uma ferramenta para a criação de histórias em quadrinhos (leia: Crie suas próprias tirinhas, cartoons, ou histórias em quadrinhos online). Desta vez trago uma solução totalmente nacional, desenvolvida por brasileiros, o programa HagáQuê.

O HagáQuê é o resultado de uma proposta de dissertação de mestrado do Instituto de Computação da Unicamp.

Nele é possível criar todo tipo de histórias em quadrinhos. O programa oferece diversas imagens que podem ilustrar suas páginas, mas também é possível inserir seus próprios desenhos ou imagens. Os balões já vêm pré-configurados, ou seja, já vem prontos, o que facilita e muito o trabalho, já que para desenhar os balões o usuário deve ter controle sobre programas para criação de imagens.

Ao lado esquerdo, o aplicativo apresenta diversos atalhos para ferramentas que são frequentemente utilizados na construção dos quadrinhos. A partir desses atalhos é possível aumentar e diminuir os elementos, colorir, copiar e colar, recortar, inverter posição dos desenhos, inserir texto, desenhar linhas e muito mais. O programa oferece ótimos recursos para a criação das histórias em quadrinhos. O sucesso de suas obras irá depender de sua criatividade.

Aparentemente, o projeto foi abandonado, pois a última atualização tanto do programa quanto do site oficial foi feita em 2007. Apesar disso, o programa funciona perfeitamente no Windows XP. Não o testei em outras versões do Windows.

Link para download: HagáQuê