Fonte para criar e imprimir código de barras grátis (CODE 39)

Se você é fabricante ou comerciante de uma determinada linha de produtos, e gostaria de organizar melhor seu negócio, uma boa opção é utilizar códigos de barras para classificar e marcar seus produtos ou mercadorias. Aqui no blog, eu já postei um programa para a criação de códigos de barras, para conhecê-lo, leia o post: Programa grátis para a criação de códigos de barras.

Agora vou mostrar mais uma interessante alternativa para quem deseja criar seus próprios códigos de barras. Trata-se de uma fonte que pode ser usada no Word, por exemplo. Ela funciona como outra fonte qualquer, como a Arial ou Verdana, com a diferença de gerar automaticamente um código de barras para o texto digitado.

A fonte chama-se Free Code 39 TrueType Barcode Font. Ela é distribuída em um programa que criará uma pasta na sua área de trabalho contendo diversos arquivos, inclusive com tutoriais (em inglês). Mas para ganhar tempo, após instalar o programa, vá ao Word, digite algum texto, selecione-o e em seguida mude a fonte para “IDAutomationHC39M”. O nome da fonte a ser buscada no menu do Word ou qualquer outro programa é o IDAutomationHC39M.

Depois de criar o código de barras, você poderá imprimir em qualquer impressora. Lembrando que esta fonte cria código de barras somente na simbologia Código 39.

Link para download: IDAutomationHC39M!