Formatar pen drive nos sistemas FAT, FAT 32 e NTFS

Com o aumento do fluxo de informações transportadas digitalmente, a utilização de dispositivos portáteis de armazenamento se mostra como uma excelente opção para transportar documentos e arquivos digitais como imagens e vídeos, por exemplo.

O principal aparelho utilizado para transportar dados digitais é o pen drive. Sua utilização em larga escala se dá pelo seu baixo custo, praticidade e facilidade de transporte e, principalmente, pela sua grande capacidade de armazenamento.

A maioria dos pen drives disponíveis no mercado possuem o sistema de arquivos FAT. É possível encontrar também com sistema FAT 32 ou NTFS, mesmo sendo mais raros os casos.

O sistema FAT é indicada para memórias com capacidade máxima de 2 GB, isso devido a uma limitação técnica, e é mais utilizado por ser compatível com um grande número de sistemas operacionais. O sistema FAT 32 é recomendável para pen drive com mais de 2 GB de memória, pois esse sistema tem capacidade para armazenar mais de  2 GB de dados. A velocidade de transferência de dados no sistema FAT 32 é maior que no FAT.

O NTFS não é muito utilizado por não ser compatível com alguns sistemas. Porém, poderá se mostrar mais eficiente na transferência de dados, pois sua velocidade de comunicação é maior do que a possível no FAT ou FAT 32.

O aplicativo HP USB Disk Storage Format Tool é uma programa grátis que permite formatar um pen drive utilizando FAT, FAT32 ou NTFS. Além disso, é possível mudar o sistema de arquivos utilizado, ou seja, se seu pen drive utiliza o sistema FAT, você poderá alterá-lo para FAT 32 ou NTFS.

A formatação também é utilizada para destruir vírus que não foram eliminados por programas antivírus. É bom lembrar que a formatação apaga todos os arquivos e informações contidas no pen drive. Por esse motivo, faça um backup dos seus dados antes de formatar o dispositivo USB.

Link para download: HP USB Disk Storage Format Tool (.exe 2.0 MB)