Formatar pen drive nos sistemas FAT, FAT 32 e NTFS

Com o aumento do fluxo de informações transportadas digitalmente, a utilização de dispositivos portáteis de armazenamento se mostra como uma excelente opção para transportar documentos e arquivos digitais como imagens e vídeos, por exemplo.

O principal aparelho utilizado para transportar dados digitais é o pen drive. Sua utilização em larga escala se dá pelo seu baixo custo, praticidade e facilidade de transporte e, principalmente, pela sua grande capacidade de armazenamento.

A maioria dos pen drives disponíveis no mercado possuem o sistema de arquivos FAT. É possível encontrar também com sistema FAT 32 ou NTFS, mesmo sendo mais raros os casos.

O sistema FAT é indicada para memórias com capacidade máxima de 2 GB, isso devido a uma limitação técnica, e é mais utilizado por ser compatível com um grande número de sistemas operacionais. O sistema FAT 32 é recomendável para pen drive com mais de 2 GB de memória, pois esse sistema tem capacidade para armazenar mais de  2 GB de dados. A velocidade de transferência de dados no sistema FAT 32 é maior que no FAT.

O NTFS não é muito utilizado por não ser compatível com alguns sistemas. Porém, poderá se mostrar mais eficiente na transferência de dados, pois sua velocidade de comunicação é maior do que a possível no FAT ou FAT 32.

O aplicativo HP USB Disk Storage Format Tool é uma programa grátis que permite formatar um pen drive utilizando FAT, FAT32 ou NTFS. Além disso, é possível mudar o sistema de arquivos utilizado, ou seja, se seu pen drive utiliza o sistema FAT, você poderá alterá-lo para FAT 32 ou NTFS.

A formatação também é utilizada para destruir vírus que não foram eliminados por programas antivírus. É bom lembrar que a formatação apaga todos os arquivos e informações contidas no pen drive. Por esse motivo, faça um backup dos seus dados antes de formatar o dispositivo USB.

Link para download: HP USB Disk Storage Format Tool (.exe 2.0 MB)

7

Answers


  1. bruno
    0 Votes

    Meu pen drive agradece!!! hehehehe

  2. Pingback: USANDO O NTFS PARA PROTEJER DOCUMENTOS E GERENCIAR USUÁRIOS COM OS RECURSOS AVANÇADOS DESSE SISTEMA DE ARQUIVOS | Pc Ajuda

  3. paulo sergio
    0 Votes

    me resolveu obrigadooooooooooooooooooo.

  4. Amanda
    0 Votes

    Olá, estou tendo um problema com o meu pen-drive sandisk tentei formata-lo, mas o windows informar que “não conseguiu completar a formnatação”. O que devo fazer?!

  5. Wander
    0 Votes

    AMANDA, tenta a formatação rápida e depois a completa e pede pra restaurar os padrões do dispositivo e depois tenta a formatação completa.

  6. maykon
    0 Votes

    Valew Galera este também resolveu o meu problema.
    Fiquei de cabelo em pé quando vi meu pendrive de 8 Gb com apenas 2 Gb ele é original da Dane Elec, depois de ter utilizado o programa HDD Regenerator criando um disco de boot

  7. Papini
    0 Votes

    Vale amigo… 100% o resultado. Recuperei o meu pen drive 8GB Kingston…

Please signup or login to answer this question.

Signup for an account and start participating in our site today!




Social Signup

You can also login with your Facebook or Twitter account

Log in with Facebook