Planilha Excel para controlar gastos com cartão de crédito

planilha-cartao-credito

Todos concordam que o cartão de crédito veio para facilitar a vida dos consumidores, principalmente para quem compra muito e em várias lojas diferentes, pois quando chegar o momento de pagar a fatura não será necessário voltar a cada loja para efetuar o pagamento. Outro ponto positivo do uso do cartão é a diminuição da burocracia no momento da compra, já que não necessário fornecer várias informações e esperar diversos procedimentos, assim como ocorre na compra com crediário.


Se você ainda não tem cartão de crédito, leia o post: Cartão de crédito sem anuidade, taxa de manutenção nem tarifa de extrato

Para nos ajudar a manter as contas em dias, criei uma planilha para que seja possível registrar todas as despesas adquiridas com cartão de crédito, fornecendo informações importantes para manter o controle dos gastos.

A planilha funciona de maneira simples e prática, oferecendo um jeito descomplicado, porém eficiente, de registrar cada gasto com cartão. Para facilitar ainda mais as contas, a planilha conta com um campo onde é possível informar o salário daquele mês, e dele será reduzido o valor referente aos gastos com cartão.

O arquivo possui 13 planilhas, sendo 12 referentes a cada mês do ano, e uma contendo o gráfico dos gastos.

graficos-gastos-cartao

 

Update: uma nova funcionalidade foi inserida na planilha. Agora é possível filtrar os gastos por cartão de crédito. Exemplo: se você utiliza os cartões Visa e Master, e gostaria de saber o total gasto em cada um deles, a planilha oferece um sistema para somar somente os gastos referentes ao cartão selecionado.

Informações:

  • DATA COMP: data em que a compra foi efetuada.
  • DATA PAG: data de vencimento da fatura do cartão de crédito.
  • DESCRIÇÃO: descrição do que foi comprado, onde foi comprado, ou qualquer outra informação importante.
  • PARC: local onde deve ser inserido o número da parcela. Exemplo: o pagamento do produto foi dividido em três vezes no cartão, e você está pagando a primeira, você deverá informar da seguinte forma: 1/3, ou seja, parcela 1 de 3.
  • CARTÃO: escolha da bandeira do cartão que foi utilizado.
  • VALOR: o valor da compra dividido pela quantidade de parcelas, se a compra for parcelada.
  • Salário do mês: informe seu salário mensal.
  • Total: é o total de todas as compras efetuadas, calculadas automaticamente.
  • Resultado: é a diferença entre o salário e os gastos.
  • Acumulado do ano (presente na planilha de dezembro): é a soma dos resultados de todos os meses do ano.

Quer aprender a usar o Excel? Conheça o Curso de Excel 2007

Download:

Link para download: Planilha Excel para controlar gastos com cartão de crédito