Planilha para controle de gastos e orçamento doméstico e pessoal 2.0

A primeira versão da planilha para controle de gastos foi um sucesso, recebi vários e-mails de pessoas que aprovaram e utilizam a planilha para registrar e controlar seus gastos pessoais e domésticos. No entanto, algumas funções úteis não estavam disponíveis, como a possibilidade de fazer uma descrição detalhada de cada gasto, por exemplo. Outra limitação era a falta de um filtro para podermos determinar qual o total gasto com cada favorecido ou categoria.

Esta nova versão, que eu chamarei de 2.0, está muito mais completa, oferecendo diversas ferramentas para filtrar os gastos e identificar exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

Como começar a utilizar a planilha?

O primeiro passo é cadastrar os favorecidos e as categorias de gastos. As formas de pagamento já estão registradas, mas você pode editá-las se quiser.

Logo abaixo do formulário de cadastros, está disponível uma área onde é possível fazer anotações.

Após fazer os cadastros, você já poderá começar a fazer os lançamentos dos gastos. Os favorecidos, as categorias e os tipos de pagamentos serão adicionados à  planilha através de uma lista suspensa, evitando que seja necessário digitar as informações repetidas vezes.

Na parte inferior da planilha é calculado automaticamente o total de gasto de cada favorecido, categoria e forma de pagamento. Essa funcionalidade é ótima para responder perguntas como: com o que ou com quem estou gastando mais? E qual a forma de pagamento mais utilizada?

Relatórios e gráfico.

Todas as operações feitas nas planilhas referentes a cada mês serão registradas por uma planilha chamada “Relatórios”. Nela você poderá acompanhar o fechamento de cada mês, o valor em reais e porcentagem da diferença entre o que foi ganho e o que foi gasto. Nesta área, implantei um sistema de mensagens, que dá os parabéns, caso o saldo seja positivo, ou avisa para tomar cuidado, caso o saldo seja negativo.

Na mesma planilha, está disponível um gráfico representando todos os gastos dos doze meses passados.

Update 1:

1 – Um novo gráfico foi inserido na planilha, que agora conta com gráficos para ganhos e gastos mensais.

2 – Foram adicionados mais cinco campos para a entrada de recursos, totalizando dez campos.

Update 2:

Devido a muitos pedidos de usuários, disponibilizei uma nova planilha contendo mais linhas para as entradas e saídas. Esta nova versão possui 25 linhas para as entradas e 46 para as saídas.

Update 3: Foi adicionada mais uma planilha. Nela está disponível um calendário e um botão que abrirá a calculadora do Windows.

Quer aprender a usar o Excel? Conheça o Curso de Excel 2007

Novidade: Nova versão disponível.Conheça a Planilha de gastos pessoais versão 3.0