Tutorial: Como criar ou modificar legendas para filmes usando o DivXLand Media Subtitler

Com a popularização dos compartilhadores de arquivos, é cada vez mais fácil encontrar nossos filmes preferidos, pois o número de usuários compartilhadores só tende a aumentar. Porém, nem sempre encontramos filmes dublados, ou mesmo legendados em português.

Na verdade, é uma questão de escolha pessoal, há pessoas que preferem assistir filmes legendados a dublados, e o contrário também acontece.

Criar uma legenda ou modificá-la, editá-la, se torna necessário em diversos momentos. Quando você não encontra a legenda para determinado filme, ou quando a qualidade da legenda encontrada não é satisfatória, a solução é criar suas próprias legendas ou corrigir outras que foram encontradas na internet.

Não considero que seja difícil criar uma legenda. Na verdade o processo de criação e sincronização é bastante trabalhoso, exigindo bastante paciência e calma de quem está realizando a tarefa.

Montei um prático tutorial, ensinando como criar ou editar legendas utilizando o programa DivXLand Media Subtitler. Algumas dicas também serão passadas.

O DivXLand Media Subtitler, trabalha com arquivos de vídeo nos seguintes formatos: MPEG, MPG, MPE, M1V, MP2V, MPEG2, MP4, WMV, WM, ASF, AVI, DIVX, XVID, MKV, OGM.

Oferece suporte a uma grande quantidade de formatos de legendas, veja a lista:

Adobe Encore (txt)
Advanced SubStation Alpha (ass)
DKS (dks)
DVD Subtitle System (txt)
DVD Subtitle (sub)
FAB Subtitler (txt)
JACOSub 1.7 (js, jss)
Karaoke LRC (lrc)
MAC DVD Studio Pro (txt)
OVR Script (ovr)
Pinnacle Impression (txt)
PowerDivx (psb)
PowerPixel (txt)
QuickTime Text (txt)
RealTime (rt)
SAMI Captioning (smi, sami)
SonicDVD (sub)
Sonic Scenarist (sst)
Spruce DVD Maestro (son)
Spruce Subtitle (stl)
SubRip (srt)
SubStation Alpha (ssa)
SubViewer 1.0 (sub)
SubViewer 2.0 (sub)
TMPlayer (txt)
TurboTitler (tts)
Ulead DVD Workshop (txt)
ViPlay (csf)
ZeroG (zeg)

1à‚º Passo: Softwares necessários.

1 – Baixe e instale o programa DivXLand Media Subtitler (.exe 1.7 MB)

2 – Caso não tenha um programa (player) para assistir os filmes com legenda, leia: Programa para assistir filmes com legenda..

Com o DivXLand Media Subtitler, também é possível inserir a legenda nos arquivos de vídeo, ou seja, colocar tudo em um único arquivo, porém a demora e a perda de qualidade das imagens faz com que isso não seja muito aconselhável.

2à‚º Passo: Criando a legenda.

1 – Abra o DivXLand Media Subtitler. Na imagem abaixo, veja a tela inicial do aplicativo.

divsland-01

No quadro àƒÂ direita, você visualizará a execução do filme. No quadro àƒÂ esquerda, você criará ou editará a legenda.

2 – No menu superior clique em “Arquivo”, em seguida em “Abrir video” (Ctrl+P), e localize o vídeo escolhido.

3 – Novamente clique em “Arquivo”, agora clique em “Nova Legenda” (Ctrl+N).

É nesse momento que você começará a criar a legenda.

4 – Dê início a reprodução do filme. Quando começar a perceber a fala dos personagens, comece a escrever o texto da legenda.

Para isso, duas opções estão disponíveis. “Ctrl+A”, insere o texto logo abaixo de outro. Já o “Ctrl+L”, insere o texto no final da lista.

Para inserir a legenda no momento em que a personagem estiver falando, clique sobre o botão “Aplicar”, e mantenha ele pressionado pelo tempo que você achar suficiente àƒÂ exibição da legenda.

Uma dica: Quando você traduzir determinada fala, dê pausa no vídeo, escreva o texto, em seguida retorne a uma etapa anterior àƒÂ fala em questão, e aplique a legenda.

Nessa etapa, é necessário ter bastante calma e precisão, pois corremos o risco de colocar a legenda fora do momento adequado.

divxland-03

Enquanto o filme é exibido, uma faixa preta ou azul aparecerá na parte inferior da tela. Não se preocupe com ela, pois ela não será exibida quando o trabalho estiver concluído.

No canto inferior direito, você pode escolher o modo de aplicação da legenda. Selecione a opção “Pressionar e segurar”, pois ela torna o trabalho masi fácil e seguro.

3 à‚º Passo: Finalizando o trabalho.

1 – Depois de criar os textos com as falas dos personagens, clique em “Arquivo”, em seguida em “Salvar”. Neste momento será exibida uma janela onde você deverá selecionar o formato da legenda, pode selecionar o formato à¢â‚¬Å“SubRip (SRT)”, pois ele é compatível com a maioria dos players. Caso queira, pode escolher outro formato.

divxland-04

Importante: Salve a legenda, com o mesmo nome do filme. Por exemplo:

Se o nome do filme for, “O cavaleiro das trevas.avi”, a legenda deverá se chamar “O cavaleiro das trevas.srt”. Lembrando que ambos devem estar no mesmo diretório, ou pasta.

Agora é só dar início ao filme e conferir como ficou o trabalho.